Tecnologia e Educação
A disciplina Educação e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação contribui muito para que possamos apropriar-nos das novas tecnologias, tornando-nos preparados para as diversas transformações sociais bem como refletir sobre algumas questões relacionadas às inovações tecnológicas na educação.
A educação mediatizada pelas tecnologias da informação e comunicação pode trazer melhorias e transformações para a educação em geral, por outro ela tem gerado novos problemas e desafios para os educadores, requerendo, ainda, muita reflexão. Portanto, para evitarmos a vã posição apocalíptica e a ingenuidade integrada é necessário aprofundar as reflexões sobre o uso dos meios tecnológicos na educação, esquivando-nos das euforias diante do fascínio e do discurso apologético da técnica; pois esses acabam por distorcer o real significado e os fins educativos a que se propõem projetos dessa natureza (Braga, 1999).
Levando em conta esses fatores e pensando na realidade brasileira, alertamos para o fato de que é preciso considerar que a presença das novas tecnologias nos processos educativos – presenciais ou a distância – vem se difundindo amplamente nos últimos anos, o que nos obriga, e obrigará cada vez mais, a repensar estratégias de formação do professor/leitor em educação. As NTIC’s trazem grandes potencialidades de criação de novas formas mais performáticas de escolha, acrescentando complexidade ao processo de mediatização do ensino e aprendizagem à distância, pois há grandes dificuldades na apropriação destas técnicas no campo educacional para utilização pedagógica. Sua utilização com fins educativos demanda mudanças sociais nos modos de compreender o ensino e a didática.
As NTIC’s permitem a estocagem e a transmissão de informações em quantidade, qualidade e velocidade inéditas na história da humanidade e têm como característica essencial a imaterialidade de sua matéria-prima, a informação. Acredita-se que a educação desempenha uma importante função na preparação de indivíduos críticos, conscientes e livres, atualizados com os avanços tecnológicos, integrados plenamente na sociedade que, a cada momento, atualiza-se e transforma-se.
A educação deve propiciar ao sujeito ambientes em que ele possa ter contato com as novas tecnologias, para que em sua formação ele não perca a dimensão do desenvolvimento científico e tecnológico que perpassa pelo país.
Levando em conta esses fatores e pensando na realidade brasileira, alertamos para o fato de que é preciso considerar que a presença das novas tecnologias nos processos educativos – presenciais ou a distância – vem se difundindo amplamente nos últimos anos, o que nos obriga, e obrigará cada vez mais, a repensar estratégias de formação do professor/leitor em educação. As NTIC’s trazem grandes potencialidades de criação de novas formas mais performáticas de escolha, acrescentando complexidade ao processo de mediatização do ensino e aprendizagem à distância, pois há grandes dificuldades na apropriação destas técnicas no campo educacional para utilização pedagógica. Sua utilização com fins educativos demanda mudanças sociais nos modos de compreender o ensino e a didática.
As NTIC’s permitem a estocagem e a transmissão de informações em quantidade, qualidade e velocidade inéditas na história da humanidade e têm como característica essencial a imaterialidade de sua matéria-prima, a informação. Acredita-se que a educação desempenha uma importante função na preparação de indivíduos críticos, conscientes e livres, atualizados com os avanços tecnológicos, integrados plenamente na sociedade que, a cada momento, atualiza-se e transforma-se.
A educação deve propiciar ao sujeito ambientes em que ele possa ter contato com as novas tecnologias, para que em sua formação ele não perca a dimensão do desenvolvimento científico e tecnológico que perpassa pelo país.
Enviado por Jeany Batista Gonçalves
2 Comentários:
Às 17 de outubro de 2009 às 12:34 , Murilo Alvarenga disse...
Inumeras vertentes da educação, temas transversais infindáveis e a ansiedade da informação e tudo isso contribui para a maior praga que assola os países desenvolvidos e em desenvolvimento. O ANALFABETISMO E O ANALFABETISMO FUNCIONAL. Em pleno século XXI e continuamos ainda na pré-história, a compreensão, execução e desenvolvimento do ser estancada por dinâmicas políticas que preferem manter ignorantes o ignorante povo. Procuramos trabalhar para erradicar o ANALFABETISMO FUNCIONAL, contamos com contribuições de opiniões e vivências para podermos ir avançando cada vez mais nesta erradicação, aliada às tecnologias do futuro, pois que hoje se comunicam mais facilmente com os jovens.
www.autorespaci.blogspot.com
Às 23 de abril de 2010 às 13:14 , JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...
Visite meu blog e dê seu parecer. Seria uma honra para mim. Saudações cristãs GRAÇA E PAZ.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial