Antenados com a Educação

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tecnologia e Educação

A disciplina Educação e as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação contribui muito para que possamos apropriar-nos das novas tecnologias, tornando-nos preparados para as diversas transformações sociais bem como refletir sobre algumas questões relacionadas às inovações tecnológicas na educação.
A educação mediatizada pelas tecnologias da informação e comunicação pode trazer melhorias e transformações para a educação em geral, por outro ela tem gerado novos problemas e desafios para os educadores, requerendo, ainda, muita reflexão. Portanto, para evitarmos a vã posição apocalíptica e a ingenuidade integrada é necessário aprofundar as reflexões sobre o uso dos meios tecnológicos na educação, esquivando-nos das euforias diante do fascínio e do discurso apologético da técnica; pois esses acabam por distorcer o real significado e os fins educativos a que se propõem projetos dessa natureza (Braga, 1999).
Levando em conta esses fatores e pensando na realidade brasileira, alertamos para o fato de que é preciso considerar que a presença das novas tecnologias nos processos educativos – presenciais ou a distância – vem se difundindo amplamente nos últimos anos, o que nos obriga, e obrigará cada vez mais, a repensar estratégias de formação do professor/leitor em educação. As NTIC’s trazem grandes potencialidades de criação de novas formas mais performáticas de escolha, acrescentando complexidade ao processo de mediatização do ensino e aprendizagem à distância, pois há grandes dificuldades na apropriação destas técnicas no campo educacional para utilização pedagógica. Sua utilização com fins educativos demanda mudanças sociais nos modos de compreender o ensino e a didática.
As NTIC’s permitem a estocagem e a transmissão de informações em quantidade, qualidade e velocidade inéditas na história da humanidade e têm como característica essencial a imaterialidade de sua matéria-prima, a informação. Acredita-se que a educação desempenha uma importante função na preparação de indivíduos críticos, conscientes e livres, atualizados com os avanços tecnológicos, integrados plenamente na sociedade que, a cada momento, atualiza-se e transforma-se.
A educação deve propiciar ao sujeito ambientes em que ele possa ter contato com as novas tecnologias, para que em sua formação ele não perca a dimensão do desenvolvimento científico e tecnológico que perpassa pelo país.
Enviado por Jeany Batista Gonçalves

2 Comentários:

  • Às 17 de outubro de 2009 às 12:34 , Blogger Murilo Alvarenga disse...

    Inumeras vertentes da educação, temas transversais infindáveis e a ansiedade da informação e tudo isso contribui para a maior praga que assola os países desenvolvidos e em desenvolvimento. O ANALFABETISMO E O ANALFABETISMO FUNCIONAL. Em pleno século XXI e continuamos ainda na pré-história, a compreensão, execução e desenvolvimento do ser estancada por dinâmicas políticas que preferem manter ignorantes o ignorante povo. Procuramos trabalhar para erradicar o ANALFABETISMO FUNCIONAL, contamos com contribuições de opiniões e vivências para podermos ir avançando cada vez mais nesta erradicação, aliada às tecnologias do futuro, pois que hoje se comunicam mais facilmente com os jovens.
    www.autorespaci.blogspot.com

     
  • Às 23 de abril de 2010 às 13:14 , Blogger JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

    Visite meu blog e dê seu parecer. Seria uma honra para mim. Saudações cristãs GRAÇA E PAZ.

     

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