Antenados com a Educação

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A importância de Projetos Pedagógicos nas escolas.

A palavra projeto é derivada da palavra latina projectu e significa lançar para frente é um objetivo a ser alcançado.

Existem diversos tipos de projetos e eles fazem parte da vida de nós seres humanos. Não há modelos ideais a serem seguidos, eles necessitam serem flexíveis e se adaptarem às reais necessidades dos alunos no caso de projetos pedagógicos que os desenvolverão com o auxílio do professor. São muito interessantes porque são produzidos com trabalho em equipe e os envolvidos vão aprendendo e ensinando mutuamente.

Os projetos pedagógicos são de suma importância, pois através deles conhecemos uma dada realidade e podemos intervir de maneira significativa de forma a transformar positivamente esta realidade. Podendo contribuir também para novas reflexões e problemas que devem ser compartilhados com outras pessoas, a fim de encontrar meios para resolvê-los. Assim produz-se e conhecimento.

No desenvolvimento de projetos pedagógicos é essencial que se leia bastante sobre o assunto, procurando artigos, livros, fontes diversas, a fim de amadurecer suas idéias e formar sua própria opinião a respeito do tema. É imprescindível também que se tenha um tema bem delimitado para não correr o risco de ficarmos “perdidos no caminho. Os objetivos devem ser claros.

Professor e aluno podem contar com a ajuda das NTIC’s, fazendo a integração de conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, com suporte pedagógico das mídias. A inserção das novas tecnologias nos projetos pedagógicos são potencializadores da interdisciplinaridade, partindo do conhecimento disciplinar.

A interdisciplinaridade é uma forma de se trabalhar um tema com várias disciplinas por exempplo Projeto sobre Reciclagem dentro desse projeto pode ser trabalhado as disciplinas de Ciências, Matemática, Geografia, História, Artes, Inglês, etc. Cada uma dando sua contribuição na explicação do tema.

Enviado por: André de Oliveira Moura Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial