Antenados com a Educação

sábado, 26 de setembro de 2009

O Avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação

Fazendo um pequeno comentário sobre a nova sociedade informatizada, podemos perceber que o avanço tecnológico chegou a todos os lugares, no escritório, com computadores cada vez mais rápidos, com formas e maneiras cada vez mais modernas de comunicação, primeiramente a revolução com os e-mails, depois as incríveis mensagens on-line ou mesmo via celular e agora o twitter, tecnologias cada dia mais presentes em nossas vidas que se não houver uma reciclagem constante em nosso “banco de dados cerebral”, com certeza ficaremos desatualizados e nos tornaremos os chamados analfabetos funcionais.

Hoje em dia em nossas casas, até mesmo o contador de energia já é digital, o passo tecnológico foi imenso e muitas pessoas, às vezes por falta de recursos e outras pelo próprio comodismo ou medo de errar, não conseguiram acompanhar essa evolução que acontece cada vez mais rápido, o que ontem era moderno, atual, “top”, amanhã já poderá estar quase obsoleto.

É incrível, mas vivemos num mundo de transformações, de valores, de pudores, de regras, só ainda não houve a verdadeira transformação da educação. De que adianta termos recursos tecnológicos tão avançados se a maior parte da população ainda não tem acesso a computadores? Não conseguiremos inserir crianças, jovens e adultos sem um bom programa de governo onde traga para salas de aula computadores, profissionais capacitados e treinados para ensinar para todas as idades.

Atualmente, já podemos ver o avanço do EJA (Educação para Jovens e Adultos), penso que como existem pessoas com deficiência da educação básica, há inúmeras que ainda enxergam as máquinas como “bichos de sete cabeças”, não podemos deixar nossa população se acostumar com o atraso, temos que fazer a diferença agora, novamente volto ao exemplo do EJA, se tivesse sido inserido antes com afinco, muitas pessoas já teriam gozado das oportunidades que o estudo traz.

O avanço tecnológico chegou para melhorar muitas áreas, só não podemos deixar que ele se torne uma arma disponível somente para quem tem mais recursos, igualdade de direitos deve estar sempre em primeiro lugar.

Enviado por: Eumara

1 Comentários:

  • Às 6 de outubro de 2009 às 13:01 , Blogger Silvia Ramos disse...

    Oi Eumara!
    Muito pertinentes suas colocações a cerca da EaD. Você coloca muito bem a questão de que as tecnologias não são tão novas como falamos ta todo momento. O que falta são recursos para ampliarmos nosso campo de atuação.
    Esse "atraso" das tecnologias em muitos locais não só do Brasil, mas no mundo como o todo nos provoca grandes questionamentos enquanto seres humanos pensantes e inteligentes que somos.
    Isso nos mostra que devemos cada vez mais trabalhar nossas crianças, jovens e adultos para a inserção das novas tecnologias nas mais variadas situações mercadológicas que nos são proporcionadas.
    Xêro!

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial