Antenados com a Educação

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Educação e Tecnologia.

A Educação é a transmissão das culturas humanas socialmente valorizadas pelos grupos humanos em geral e que passam de geração para geração.

Tecnologia é a aplicação de recursos para o acompanhamento da produção e transmissão do conhecimento científico mais especificamente do uso de computadores ligados à rede mundial de computadores (Internet) para atualização e acesso aos mais diversos bancos de informações produzido pelo mundo globalizado.

A educação tecnológica é a relação entre a teoria e a prática, orientada para o mundo do trabalho que determina ao “saber”, ao “fazer”, ao “como fazer” e ao “saber fazer”. Abrange várias modalidades de formação e de capacitação; não se distingue pela divisão de níveis e de graus de ensino, mas pelo caráter global e unificado da formação técnico-profissional. É uma aprendizagem constante, necessária à compreensão das bases técnicas e das inovações tecnológicas, enquanto elemento indispensável para contribuir em prol do desenvolvimento econômico e social do país.

A educação tecnológica organizada transforma os ambientes em laboratórios vivos para gerar novos conhecimentos, implementar gestão descentralizada da diversidade, definindo novos comportamentos entre os serviços, que cria a pedagogia da técnica e meios de antecipar soluções, gerenciando contradições nas experiências de trabalho. Neste contexto de trabalho quem constrói a linguagem concreta, que se refaz permanentemente a abstrata e teórica, é o trabalhador denominado aluno/professor ou professor/aluno.

As preocupações da educação tecnológica com relação às transformações que estão ocorrendo nos campos da ciência e da tecnologia exigirão uma aproximação contínua com os núcleos e centros de pesquisa, pois as instituições terão informações sobre novos conhecimentos, gerados e transferidos pelas pesquisas científicas e tecnológicas. A essência da construção do saber está vinculada ao ambiente de pesquisa que será construída pela ação comunicativa entre alunos e professores, gerado e transmitido no local de trabalho como laboratório, produzindo, assim, novos conhecimentos, e não apenas no relacionamento com os centros de pesquisa.
Enviado por: André de Oliveira Moura Brasil.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial