Antenados com a Educação

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As tecnologias de informação e comunicação na educação em nossa sociedade.

O profissional de hoje que não dominar os recursos da tecnologia de forma produtiva, não souber manusear as informações, compreender a forma como os sistemas de tecnologia pensam e interagem terá oportunidades perdidas aos alunos aptos nessas situações. A base pra estas aptidões ainda é o domínio da leitura, da escrita e da matemática, mas este conhecimento terá que ser acrescido da capacidade de pensar de forma criativa, toma decisões, solucionar problemas e principalmente, aprender a aprender pelo resto da vida.

A introdução da tecnologia da informação como ferramenta de trabalho é essencial à formação de todas as profissões e sua introdução possibilita o desenvolvimento de habilidades que estão sendo exigidas pelo mercado de trabalho. Ela possibilita um aprendizado mais amplo em que os alunos trabalham em grupo, se comunicam por meio da internet e desenvolvem habilidades de localizar, sintetizar e divulgar informações, ao mesmo tempo em que vão dominar o conteúdo programático do curso.

Na era da educação movida a tecnologia o professor segue sendo um elo importante para o aprendizado, mas seu papel na sala de aula ficou mais sofisticado. Os professores de ambientes tecnológicos seguem sendo fontes de informação e orientação, mas de forma inédita, cabe agora aos professores transmitir aos alunos a compreensão do processo de aprendizado. De transmissores de informações, os professores passam a ser orientadores na busca de informações, direcionando seus alunos as questões apresentadas, e para apresentação de soluções a problemas mais complexos.

Para os estudantes, a tecnologia não é mais uma ferramenta isolada, ou uma matéria independente a ser aprendida. Muitas crianças que entram hoje nas escolas estão totalmente à vontade coma tecnologia, e estão absolutamente confiantes com o uso do computador. A tecnologia esta entrando na vida dos jovens de forma imperceptível, transformando-o em uma ferramenta de auto-aprendizagem.


Enviado por : Joseane Duarte

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial