Antenados com a Educação

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Você sabe a diferença entre um Software Proprietário e um Software Livre?

Software Proprietário ou não livre é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida restritos pelo seu criador ou distribuidor. Para que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.
Ex.: Microsoft Windows, RealPlayer, Adobe Photoshop, Mac OS, WinZip, algumas versões do UNIX, entre outros.

Software Livre (Segundo a definição criada pela Free Software Foundation) é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem nenhuma restrição. A liberdade de tais diretrizes é central ao conceito, o qual se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

Ex.: - Sistemas operacionais: Linux, GNU/Hurd, GNU/Linux, BSDs; - Navegadores Web: Firefox, Konqueror e Google Chrome; - EaD, Educação a distância: Moodle; - Sistema wiki: MediaWiki (sistema de wiki da Wikipèdia) entre outros.


Enviado por: Josimar

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial